top of page

Le Groupe

Professeur Kunta Kinté.

Mon nom est Cedric Kalonji, je suis connu sous le nom de Kunta Kinte dans le monde de la Capoeira.

J’ai débuté la Capoeira l’année 2000 il y a 21 ans dans le Nord de la France (LILLE). Tout d’abord avec le groupe Nação Palmares. Jusqu’à 2008.

En 2008, j’ai rejoint le groupe Sul Da Bahia.

J’ai eu la chance de faire la connaissance de Maxuel Moreira Santos qui deviendra par la suite mon maitre.

 

J’ai commencé à enseigner en 2008 jusque 2016 à Lille avec un groupe d’environ 100 personnes.

En 2016, cherchant de nouveaux défis, je m’envole pour le Koweït pour continuer à y enseigner la capoeira mais également les sports de combats tels que la boxe.

2018 est une année que je garderai précieusement en mémoire car j’ai pu voyager au Chili afin de de passer mon grande de Professeur formado (Cordel Azul) avec la présence du grandes Mestres. J’ai ressenti une grande fierté en recevant cette corde de mon Mestre Maxuel.

En parallèle de ma carrière en capoeira, j’ai également une carrière en boxe anglaise et en kickboxing avec de multiples combats internationaux, coupes, championnats... en niveau professionnel.

J’ai également pratiqué à un bon niveau le Jiu Jitsu brésilien, le Muay Thaï, Kung Fu Sanda.

 

Ma carrière sportive ma permise de voyager à travers le monde et de rencontrer de personnes ayant d’autres cultures et personnalités, de communiquer à travers le sport, et de créer des réelles amitiés à travers le monde.

Screen Shot 2021-07-28 at 9.38.27 PM.png
Anga Capoeira et Mestre Maxuel

MAXUEL MOREIRA SANTOS

mestremaxuel@gmail.com

Telefone: (1) 215-519-9434
www.capoeira-philadelphia.com

Informação pessoal
• Data de nascimento: 11 de julho de 1978
• Cidadania: Brasil, França
• Idiomas: Português, Francês, Espanhol, Inglês​

Visão geral: Maxuel Moreira Santos começou a praticar Capoeira  na decada de 80, 

aos 5 anos de idade, com o Mestre Railson na sua região natal na Bahia (Brasil). 

Mestre Maxuel Criou escolas em vários 

países e, em novembro de 2014, atuou na sede da UNESCO em Paris, quando a 

Capoeira foi designada parte do Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

Lançou vários CD's contendo Musicas de Capoeira e Musicas Mixtas.

Experiência nos Estados Unidos (2016-atual): Mestre Maxuel se mudou para 

Filadélfia em 2016, onde ensina aulas de capoeira para crianças e adultos. 

Ele também ensinou workshops na Associação 'Global Filadélfia' (ver artigos 

no Huffington Post e The Philadelphia Tribune) e Penn Museum. Participou de 

manifestações de Capoeira na Fundação Barnes, Kimmel Center, City Hall e 

Penn's Landing (entre outros locais).

 

Experiência na França (2006-2016): em janeiro de 2006, Maxuel começou a ensinar em Paris, França. Em 2007, ele organizou o 1º Festival Internacional de Capoeira Sul da Bahia Paris. A 11ª edição deste evento anual altamente bem sucedido ocorreu em abril de 2017, com mais de 300 participantes e espectadores. Enquanto na França, ele ensinava aulas no Instituto de Ciências Políticas de Paris (Sciences-Po), bem como nas escolas municipais, programas pós-escola para o Ministério dos Esportes e Juventude, centros culturais e esportivos em todo Paris. Em 2010, ele abriu a primeira Academia da Capoeira na França, para acomodar seus alunos num espaço dedicado inteiramente a esta arte e atividades ligadas a ela.

 

Experiência no Chile (1996-2006): quando tinha 17 anos, Mestre Maxuel mudou-se para o Chile para começar a ensinar Capoeira no Centro Cultural Las Condes. Ele então começou a ensinar na Escola Municipal de Ballet e Teatro assim como em vários outros locais. Em 1999, ele organizou o Primeiro Encontro Internacional de Capoeira no Chile, onde ele batizou muitos alunos. Ele se tornou professor de educação física nas faculdades de medicina e engenharia da Universidade do Chile, Universidad INACAP, Universidade Diego Portales, Universidade de Santiago, Universidade Central e Universidad Andres Bello. Ele atuou na televisão TVN, Chilevision, Mega, La Red e outros, Jornais El mercurio, La Tercera, La Quarta,  e  também criou um trabalho social nas favelas de Santiago, para promover a integração social de seus habitantes, especialmente crianças. Em 2001, abriu a primeira Academia Capoeira do Chile. Desde então, Maxuel organizou mais de vinte festivais internacionais no Chile. Ele conseguiu que a Capoeira seja reconhecida como esporte oficial no Chile pelo Instituto Nacional do Esporte (Ministerio de Esportes).

Experiência Global: os alunos do Mestre Maxuel ensinam em vários locais do mundo, incluindo muitas cidades do Brasil, Chile, França, nos Estados Unidos, Kuwait, Guiana, Peru, Moçambique e na Inglaterra. Mestre Maxuel é freqüentemente convidado a participar de eventos internacionais de Capoeira como palestrante.
 

 

 

 

 

 

 

 

3/35

Systeme de graduation

Anga Capoeira et Mestre Maxuel

O grupo ANGÁ Capoeira foi formado em 16 de dezembro 2017 pelo Mestre Maxuel e seus alunos. Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos integrantes pela criação de novos projetos através de uma organização coletiva.   Está presente no Brasil, Chile, na Guiana, na França, nos Estados Unidos, no Kuwait, na Inglaterra, em Moçambique, em Angola e no Peru. O grupo Angá Capoeira é afiliado à ECCAGE Escola Cultural Capoeira Gerais e Capoeira Sul da Bahia.

A palavra ‘ANGÁ vem do Tupi-Guarani, linguagem indígena mais comum no Brasil, nos lembrando assim das raízes brasileiras da Capoeira. E uma expressão de surpresa agradável (oh que bom!) mais também significa abrigo e alma. 

 

Para nos, ANGÁ representa o prazer de jogar Capoeira e a SURPRESA AGRADÁVEL de se superar em cada etapa de nossa vida de Capoeirista. O que nunca imaginamos conseguir, podemos lograr com esforço, humildade e dedicação.

 

Também ABRIGA toda a pluralidade da Capoeira: buscamos construir uma comunidade acolhedora na qual cada um se sente na sua casa, sem distinção de gênero, origem étnica, idade, religião ou classe social. Da mesma forma, reflete a pluralidade da Capoeira como arte. Se distingue de qualquer outra atividade pelo feito que combina aspectos de luta, dança, música, acrobacia e tradição. Dentro dessa riqueza, também leva várias facetas, com estilos Angola e Regional, assim como Puxada de Rede, Maculelê e Samba de Roda.  O capoeirista é um lutador, um artista, um musico, um historiador, e um atleta. 

 

Finalmente, ter uma ALMA de Capoeirista significa para nós ser pessoas íntegras que são guiadas por uma série de valores fundamentais: Solidariedade, Amizade, Diversidade e Tolerância, Transparência, Humildade, Dedicação, Disciplina e Respeito.

Compartilhar

bottom of page